Mais de 95 pessoas são atendidas em ações da campanha Dezembro Laranja no Hospital da Brigada Militar de Santa Maria

Arianne Lima

Mais de 95 pessoas são atendidas em ações da campanha Dezembro Laranja no Hospital da Brigada Militar de Santa Maria
Foto: Eduardo Ramos (Diário)

A conscientização e prevenção ao câncer de pele segue no Hospital da Brigada Militar de Santa Maria. Ao todo, 97 pessoas foram atendidas nos dois dias da campanha Dezembro Laranja, que termina nesta quarta-feira (7). A iniciativa, que é destinada a militares e dependentes de todas as idades, oferta de forma gratuita o exame de dermatoscopia, no qual são analisadas manchas e sinais.

A pensionista Rosana Milani, 57 anos, participou da ação na manhã desta terça-feira (6). Para ela, que fez a avaliação pela primeira vez, o cuidado com a pele também deve ser uma prioridade.

– O povo precisa fazer (o exame). É muito importante se prevenir – destaca.

Como participar da campanha

Para realizar o exame, o paciente deve chegar entre 7h e 10h e encaminhar-se a Unidade 100, na qual preencherá uma ficha com seus dados. Em seguida, será chamado pela dermatologista para a avaliação de manchas e sinais. O exame é por ordem de chegada e não leva muito tempo.

O que – Exame de dermatoscopia gratuito 

Para quem? – Para militares e dependentes de militares

Quando – Quarta-feira (7), das 7h às 10h

Onde – Na Unidade 100 do Hospital da Brigada Militar de Santa Maria (R. Euclídes da Cunha, 1800, Bairro Presidente Joao Goulart)

Prevenção e diagnóstico

A campanha Dezembro Laranja é organizada, anualmente, pela dermatologista e Capitã do quadro de Oficiais Especialistas em Saúde (QOES), Michele Zottis Cavalheiro, junto a direção do HBMSM. A especialista explica que a equipe considerou a grande demanda do ambulatório e a dificuldade das pessoas em conseguir consulta com dermatologista para criar uma abordagem diferente este ano.

– A expectativa é que as pessoas venham e consigamos fazer a prevenção do câncer de pele. Que a partir das orientações, consigamos mudar a ideia das pessoas com relação ao uso do filtro solar, fazer o diagnóstico precoce e salvar vidas, porque o câncer de pele do tipo não melanoma é o mais comum, em torno de 30% na população. Então, tendo a possibilidade de examinar e fazer este diagnóstico, conseguiremos salvar vidas – afirma.

Atualmente, três principais tipos de câncer de pele são monitorados pelos dermatologistas: o Carcinoma basocelular (CBC), Carcinoma espinocelular (CEC) e o Melanoma.

Como funciona o abecedário do melanoma

Considerado maligno, o câncer de pele melanoma também é conhecido como o de pior prognóstico. Para facilitar o reconhecimento e monitoramento de manchas escuras durante o autoexame, considere as cinco primeiras letras do alfabeto:

A de Assimetria – No qual deve ser observado se a mancha é simétrica ou não

B de Bordas – Tem como foco a observação das bordas da mancha, que podem ser regulares ou irregulares

C de Cor – A mudança na cor da mancha é um alerta importante, especialmente se esta apresentar mais de uma cor

D de Diâmetro – Refere-se ao tamanho da pinta, que passando de 6mm pode ser maligno

E de Evolução – Busca a reflexão sobre rápidas alterações na mancha envolvendo os pontos anteriores: cor, tamanho, forma e espessura

Ao observar qualquer mudança referente ao cinco pontos, procure um médico.

Arianne Lima – [email protected]

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Câmara de Vereadores de Santa Maria poderá discutir projeto que proíbe consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos nesta terça-feira Anterior

Câmara de Vereadores de Santa Maria poderá discutir projeto que proíbe consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos nesta terça-feira

Suspeitos de assassinatos em Santa Maria são presos em Santa Catarina Próximo

Suspeitos de assassinatos em Santa Maria são presos em Santa Catarina

Geral